Tecnologia como um fator de transformação na vida das pessoas


O mês de março é marcado pela comemoração do dia internacional da mulher e também é um grande momento de reflexão sobre a representatividade feminina em diversas áreas, como a tecnologia. Fatores culturais e a situação do mercado, levantam questionamentos como “Onde estão as mulheres na tecnologia?”. Buscando responder esta pergunta, a Microsoft participou do evento Future Decoded, promovido pela comunidade técnica WoMakersCode, em parceria com o Nubank. 

Future Decoded contou com oito palestras, ministradas por gestoras, programadoras e engenheiras, abordando temas como growth hacking, transformação digital e carreira. Além das palestras, o evento contou com 20 rodadas de mentorias técnicas, com o objetivo de proporcionar orientação para mulheres que estão começando na carreira técnica ou querem ir para novas áreas de atuação, como devops, data science, blockchain, desenvolvimento back-end, front-end e UX. 

O dia foi repleto de networking, colaboração e todas as participantes tiveram espaço para dividir suas experiências e não faltaram histórias de luta emocionantes. Um fator que chamou atenção é que muitas mulheres, palestrantes e mentoras, possuíam suas próprias iniciativas de apoio ao desenvolvimento de carreira. No site do evento, todas elas eram apresentadas com suas iniciativas, para demonstrar a importância da rede de comunidades no país. 

Representatividade, condições socioeconômicas e até a maternidade, são fatores que cercam a carreira das mulheres, seja na tecnologia ou em qualquer outra área, e ter uma rede de apoio é essencial para essas mulheres se sentirem no poder de suas vidas e mudarem o destino de suas carreiras. Muitas mulheres relataram que o momento em que aprenderam a programar foi um dos mais importantes na sua vida e hoje se dizem realizadas porque, finalmente, fazem aquilo que gostam. 

Outros relatos foram acerca da maternidade, com perguntas que geralmente são feitas apenas às mulheres em entrevistas de emprego e costumam limitar sua jornada em busca de uma colocação profissional. “Você tem filhos? Com quem seus filhos vão ficar durante o trabalho? Você pretende engravidar? Por que os homens também não enfrentam o dilema de continuar a carreira ou cuidar dos filhos?”. Quando pensamos de maneira consciente, sabemos que este trabalho não é apenas da mulher. Porém, em nossa sociedade este tipo de atitude ainda está implícita e precisa ser mudada. 

Ao final, tivemos um evento técnico e também um evento de luta, no qual todas tiveram a possibilidade de se conectar e aprender a decodificar o seu futuro por meio da tecnologia.  

“O Future Decoded foi um encontro que reuniu oportunidades reais de transformação, pois foram apresentados meios de capacitação e incentivo para as participantes a investirem em suas carreiras e realizar os seus sonhos. Todas saíram mais fortes ao se sentirem representadas e acolhidas por uma grande rede de inclusão de mulheres.” Disse Cynthia Zanoni, Program Manager Developer Ecosystem da Microsoft. 

O que fica de lição é que o mundo da tecnologia está aberto a todos e que, como comunidade, devemos sempre incentivar a vinda de mais pessoas, independentemente de qualquer gênero ou condição. Sua vida e carreira são completamente suas e ninguém pode impor limites para o seu desenvolvimento. Identifique-se com algo, seja com uma linguagem de programação ou qualquer outro meio, mas faça suas escolhas e conte com a apoio da comunidade para ir em frente. 


Autor: Microsoft Tech