SAP e Azure, uma parceria robusta


Hoje, gostaríamos de falar de uma parceria muito produtiva e segura, o SAP no Azure. A SAP e o Microsoft possuem uma parceria de mais de 20 anos. Confiança é a palavra principal neste cenário. Além disso, o Azure oferece 50 regiões globais e possui dimensionamento flexível de até 20 TB de RAM com SLA que chegam a 99,99%. 

Esta confiança é tamanha que o Microsoft Azure possui máquinas virtuais homologadas pela SAP, ou seja, total suporte para você e sua empresa. 

Além disso, a implementação de ponta a ponta do SAP no Azure permite alguns benefícios como: alta disponibilidade e recuperação de desastres, segurança, confiança, economia, backup e restauração, ambiente de desenvolvimento/teste e de treinamento. 

Alta disponibilidade 

Um dos principais problemas que as empresas encontram é a disponibilidade dos serviços, já que muitos workloads consomem uma força computacional e geram tempo extremamente onerosos. Ademais, funcionários acabam precisando fazer horas extras durante a madrugada, o que gera uma tensão desnecessária na companhia. 

Utilizando o Azure em conjunto com o seu sistema SAP, ou SAP Hana, você consegue algumas vantagens em relação à disponibilidade. A utilização das máquinas virtuais do Azure diminui muito o tempo e o consumos de recursos computacionais e armazenamento e rede, por exemplo. 

Também é possível melhorar a disponibilidade por meio de uma arquitetura resiliente que conta com sistemas ativos e em espera, que possuem bancos de dados executados com replicação de dados. 

Outro ponto importante da disponibilidade que o Azure oferece vem das máquinas virtuais M-series, que são homologadas pela SAP. Essas máquinas têm de 1 TB a 40 TB de RAM. Caso você ainda não tenha migrado o seu sistema completamente, ou não precise de tanta velocidade, pode utilizar as máquinas virtuais E-series, que contam com 0.5TB de RAM, e fazer um teste com seu time de desenvolvimento. Toda essa infraestrutura esta disponível para você sob demanda. 

Existe também um benefício que poucos conhecem. A Microsoft possui uma parceria que permite que você tenha um link dedicado do seu sistema SAP com as máquinas virtuais Azure, o Express Route. Trata-se de um link de fibra óptica exclusivo que diminui muito a latência. E caso você tenha o Office 365 implementado na sua empresa, saiba que este link também serve para a suíte de produtividade da Microsoft. 

Recuperação de desastres 

Em muitos destes workflows noturnos citados acima, alguns dados podem ser perdidos, seja por uma queda de energia ou uma falha no código. Porém, se você tiver o Azure implementado, é possível ter uma recuperação de dados locais por meio do Azure Site Recovery. 

Com o seu sistema SAP rodando na nuvem, a replicação do seu sistema é certa e econômica. Você não precisa desperdiçar espaço físico ou dinheiro com manutenção e máquinas para manter um sistema de recuperação. Rodando na nuvem, tudo isso está garantido pelo Azure em minutos e com economia para você e sua empresa. 

Backup e restauração 

Quando falamos de backup, muitos pensam em algo simples e trivial. Afinal, basta salvar os dados em algum local diferente e se algo der errado com o original, temos os dados para recuperar. Mas sabemos que backups não são triviais. Existem técnicas diferentes para cada tipo de workflow, incrementação e regras de negócio. Além disso, restaurar os arquivos e dados perdidos está longe de ser uma tarefa trivial. 

Com o Azure implementado junto com o SAP, você consegue se libertar do backup local e substituí-lo por uma solução baseada em nuvem com economia e segurança. O backup e a restauração dos dados do SAP são feitos no Microsoft Cloud com o Backup do Azure. E se você precisa de uma solução mais segura, pode proteger os aplicativos críticos no datacenter com o Azure Site Recovery. 

Ambiente de desenvolvimento/teste e de treinamento 

O Azure foi considerado pela Forrester a melhor experiência para o desenvolvedor, por possuir um conjunto abrangente e colaborativo de ferramentas de desenvolvimento e teste para a sua equipe em uma infraestrutura escalonável.  

Com o Azure é possível criar aplicativos para qualquer plataforma, subir ambientes de desenvolvimento e testes em segundos, minimizar o desperdício e maximizar o controle. 

Além disso, com esse ambiente de desenvolvimento/teste você pode economizar de 40% a 75% de custos e gastar até 60% menos com storage de dados. 

Então, se você implementar o SAP no Azure, seus desenvolvedores poderão trabalhar de forma muito mais produtiva e sua empresa de maneira mais segura e rentável. 

Migração 

Se você pensa em migrar seu sistema SAP para o Azure é importante ter algumas informações em mente. Caso você já possua licenças SQL Server ou Windows Server, você pode se utilizar do BYOL (Bring your own license). Com este benefício, é possível ter uma economia de até 40%, pois não pagará por nenhuma licença Microsoft e utilizará as máquinas virtuais Linux. 

Implementar um sistema SAP depende muito do tamanho e da complexidade da sua organização. Como sabemos, esta implementação pode durar alguns anos e o momento da virada de chave é crítico. 

Neste período, normalmente muitos especialistas são disponibilizados para a sua empresa para ajudar todos os stakeholders a lidar com dúvidas que surgem. Porém, se você tiver o Azure implementado, existe uma solução chamada Q&A Maker. Esta solução irá ajudar toda a sua equipe a responder de forma rápida, automática e em um período 24/7, a maioria das perguntas que aparecem nesta fase de transição. 

Com poucas linhas de código, seu time de desenvolvimento consegue implementar esta API junto com o Skype. Caso você ainda precise de uma inteligência maior, pode utilizar junto com o Q&A Maker, o LUIS, nosso serviço inteligente de compreensão de linguagem, e assim, seu FAQ agora passa a ser capaz de entender o contexto de maneira mais inteligente. Porém, esta solução, por ser mais robusta, depende de um pouco mais de esforço dos seu time de desenvolvimento. Caso queira saber um pouco mais, acesse este webinar. 

Veja aqui a lista de parceiros Microsoft disponíveis para apoiar a sua implementação de SAP no Azure.  


Autor: Microsoft Tech