Qual o seu superpoder Open Source?


Como desenvolvedores estamos acostumados a utilizar tecnologias Open Source, sejam linguagens de programação ou ferramentas. Sabemos também da importância de manter esse ambiente colaborativo para melhorar as ferramentas e as próprias soluções, também conhecemos a importância da comunidade engajada, pois é ela que cria, consome e dá suporte para a evolução constante do Open Source.

Linux

Exemplos de ferramentas Open Source também não faltam. O principal deles, por sua importância para o mundo da tecnologia e engajamento da comunidade com certeza é o Linux. Sabemos que o termo “Linux” se popularizou e hoje acaba representando qualquer sistema que utilize o Kernel Linux, desenvolvido por Linus Torvalds, em 1991.

A importância do Linux é tão grande que várias empresas desenvolvem ferramentas para trabalhar em conjunto com este sistema. A Microsoft atualmente oferece compatibilidade do Linux com o Azure e o SQL Server.

Educação

No âmbito da educação, podemos citar o Moodle, uma plataforma mundial de aprendizagem Open Source utilizada por várias faculdades como Unicamp e USP, por exemplo. Lembrando que a Microsoft disponibiliza plugins do Office 365 para trabalhar em conjunto com o Moodle.

Além disso, a Microsoft tem um canal chamado Open Source Academy, no qual você encontra vários cursos gratuitos, desde o nível básico até o avançado. O conteúdo é variado, você encontrará DevOps, Java, contêineres, Docker e Linux.

Segurança

Na segurança também temos exemplos, a própria NSA lançou várias ferramentas na sua conta do Github. A Microsoft tem uma ferramenta chamada Sonar que permite fazer uma análise gratuita em seu site e fornecer a visualização dos problemas e erros de segurança encontrados.

Social

No campo da política e dos dados abertos, conhecemos o projeto Serenata de Amor, que usa inteligência artificial para controle da administração pública. Você pode colaborar com eles por meio do Github.

A Microsoft suporta a sua escolha

A Microsoft acredita que para empoderar desenvolvedor, é necessário dar a ele as melhores ferramentas e a possibilidade de trabalhar com aquela que mais se adequa. Por exemplo, nós oferecemos o Azure como uma ferramenta. Mas você pode gostar de trabalhar com Linux, CentOS, openSUSE, SUSE ou Ubuntu, e isso não é problema, o Azure suporta todos eles.

Você pode gostar de desenvolver em PHP, Python, Node.js, Java ou R, por exemplo. Seja qual for a linguagem, o Azure suporta.

Mas se você trabalha com Big Data, IA ou BI, pode gostar de utilizar Hadoop e, mais uma vez, o Azure suporta a sua escolha. Agora se você gosta de trabalhar com contêineres, Docker ou Kubernetes, fique tranquilo, o Azure mais uma vez suporta sua escolha.

 Ma_ _ _ l ou D_?

Nós, desenvolvedores, criamos a tecnologia para resolver problemas. Sejam eles problemas de negócio, educacionais, políticos, sociais, ambientais ou qualquer outro tipo que você venha a se deparar.

A Microsoft está aqui para apoiar a sua decisão, para lhe fornecer as ferramentas necessárias para que você implemente a sua solução, a sua decisão. Estamos aqui para empoderar você. Queremos ser o seu mjolnir, seu laço da verdade, sua mutação. Seja qual for seu poder, estamos aqui para aumentá-lo. Conte para nós o que você já criou ou quer criar com o Open Source e como nós podemos ajudá-lo!


Autor: Microsoft Tech