Novo plugin WebSQL facilita desenvolvimento multiplataforma no Apache Cordova


A Microsoft Open Technologies publicou o novo plugin open source WebSQL para Apache Cordova e PhoneGap. Esse plugin permite que os desenvolvedores integrem uma solução de storage baseada em SQL em seus apps Cordova usando exatamente o mesmo código JavaScript para múltiplas plataformas – Android, iOS, Windows Phone e Windows Store. Além disso, a MS Open Tech está contribuindo com novas funcionalidades inspiradas pelo Windows para o popular plugin Contacts, bem como com melhor suporte aos apps na Windows Store.

O Apache Cordova é uma plataforma open source popular para a criação de aplicativos móveis nativos em HTML5, JavScript e CSS. Ela suporta todas as principais plataformas móveis e vem com um conjunto de plugins capazes de interligar o mundo web do HTML e JavaScript com o mundo nativo das plataformas móveis. Se você deseja desenvolver o mesmo aplicativo tanto para iOS, quanto para Android e Windows Phone, por exemplo, usando o mesmo código que tira proveito de recursos como contatos, acelerometro, câmera e armazenamento local… então o Apache Cordova é a melhor pedida.

Você encontra mais informações sobre o plugin WebSQL para apps Cordova para iOS, Android, WP8 e Windows Store neste post publicado pela equipe da MS Open Tech. No vídeo abaixo, você pode entender melhor como tirar proveito do novo plugin e como é possível facilmente criar um app Apache Cordova capaz de armazenar dados em um banco de dados local rodando o mesmo código para Android, iOS, Windows Phone 8 e Windows 8.


Autor: Microsoft Tech