Lançamentos e novidades Build 2019

Durante os dias 06 a 08 de maio, aconteceu um dos maiores eventos realizados todos os anos na cidade de Seattle, nos Estados Unidos: o Microsoft Build 2019.

Houve várias novidades e, claro, muitos lançamentos. Neste texto, focarei nos principais, entre eles:

  • .NET 5
  • .NET Core 3.0 Preview 5
  • Windows Terminal
  • WSL 2
  • Extensão do Remote Code ao Visual Studio Code
  • React Native for Windows

Vamos nessa!

.NET 5

Um dos lançamentos mais esperados é que, após o release do 

Segundo o blog oficial, esse será um grande lançamento da família .NET, pois haverá apenas um .NET em que o desenvolvedor poderá optar por usar tanto em Windows quanto em, Linux, MacOS, Android, tvOS, watchOS e WebAssembly, entre outros.

Um dos pontos altos do .NET 5 é que, finalmente, os desenvolvedores poderão criar aplicações usando Windows Forms, WPF e EF 6.0 já usando o .NET Core. Esse lançamento será um grande divisor de águas, uma vez que ele vem com a intenção de deixar a mesma aparência e sensação, independentemente da aplicação que esteja sendo desenvolvida.

Há um calendário de releases que estão previstos para sair até novembro de 2023.

Caso deseje saber mais detalhes das mudanças referentes ao .NET 5, basta acessar o link AQUI.

.NET Core 3.0 Preview 5

Outro lançamento realizado durante o Build 2019 é o .NET Core 3.0. O interessante dessa versão é que ela inclui um novo serializador Json com suporte para executar arquivos únicos para uma atualização em tempo de execução e alterações no BCL.

No mesmo momento, também foram lançados o ASP .NET Core 3.0 e o EF Core.

Uma das grandes novidades dessa versão é que ela veio com atualizações para quem deseja desenvolver com WPF e Windows Forms. Houve mudanças para o novo SqlClient, com alterações significativas do provedor ao .NET Framework.

Aconteceram muitas atualizações para essa versão, entre elas: Atualizações do Docker e AssemblyLoadContext, , entre outros grandes upgrades. Caso queira ficar por dentro dessas e de outras mudanças, basta acessar o link AQUI.

Windows Terminal

Dos lançamentos feitos durante o Build 2019, esse foi o que mais movimentou as redes sociais e todos durante o evento. De fato, isso não é para menos!

O novo Windows Terminal veio com a proposta de ser moderno, rápido, eficiente, poderoso e produtivo, uma vez que, com o mesmo terminal, você pode abrir inúmeras abas para PowerShell, Cmd e WSL.

A parte que eu mais curti desse novo Windows Terminal é que ele é altamente configurável. Resumindo: você pode ir até Settings e alterar o arquivo Json contido e configurá-lo da maneira e do jeito que deseja. Tudo é alterável: cor, plano de fundo, fonte e tudo mais. Você pode deixar de acordo com o seu jeito e a sua cara.

Você já quer testar esse novo terminal? Se a resposta for sim, basta acessar o link AQUI.

Eu já baixei, testei e estou amando!

WSL 2

Outro grande anúncio feito é sobre o WSL 2 (Windows Subsystem for Linux). A mudança é que ocorreram alterações drásticas no desempenho do sistema de arquivos e na compatibilidade total com as chamadas do sistema. Ou seja, o desenvolvedor poderá executar mais aplicativos Linux no WSL 2, como o Doclker.

O GIF a seguir mostra exatamente o que o WSL 2 é capaz de fazer:

Uma das situações mais interessantes disso tudo é que a Microsoft enviará um Kernel Linux com o Windows, possibilitando total compatibilidade com as chamadas do sistema. Essa será a primeira vez que um Kernel Linux é lançado no Windows – mostrando, assim, que a Microsoft ama o .

Uma grande mudança é que, com certeza, no futuro próximo, colheremos ótimos frutos mediante tudo isso que estamos vendo. Que tempo para ser uma pessoa desenvolvedora, não é mesmo?

Extensão do Remote Code ao Visual Studio Code

Essa também foi uma das grandes novidades que tivemos no Build 2019 e com a qual todos ficaram maravilhados.

Para aqueles que usam o Visual Studio Code, foram lançadas três novas extensões que permitem o desenvolvimento remoto em máquinas físicas ou virtuais usando o WSL.

Esse lançamento é importante, uma vez que muitas pessoas, como cientistas de dados, devem treinar seus modelos e, consequentemente, precisam de armazenamento massivo para analisar grandes conjuntos de dados.

Se deseja testar agora o Remote – WSL, basta acessar o link AQUI e começar a testar agora mesmo no seu Visual Studio Code.

Caso deseje também dar uma olhada como é fácil desenvolver no WSL, assista a esse vídeo de dois minutos e veja como é prático e rápido.

Caso deseje ficar por dentro das atualizações e novidades em relação ao Remote WSL no Visual Studio Code, basta acessar o link AQUI.

React Native for Windows

E, para fechar, falarei dessa outra grande novidade que foi bastante comentada durante o Build 2019.

Agora você poderá desenvolver aplicações mobile em React Native para Windows, algo que antes era impossível de se fazer.

O que isso quer dizer? Isso nos mostra que o desenvolvedor poderá criar uma aplicação UWP e disponibilizar tranquilamente para o React Native, uma vez que o React Native for Windows estará usando o C++ e o suporte para o C#.

Outro ponto importante é que você poderá incorporar os componentes do React Native em um aplicativo UWP já existente. Que grande passo, não é mesmo?

O projeto está disponibilizado no repositório oficial da Microsoft no GitHub. E melhor: com código aberto, totalmente , só esperando a Comunidade Técnica abrir PRs e issues.

Palavras finais

Como dito anteriormente, houve muitos anúncios e lançamentos. Se eu fosse comentar todos aqui, este post ficaria gigantesco. Porém, recomendo dois links que explicam muito bem as novidades apresentadas:

Então é isso, pessoal! Até a próxima!


Autor:

Software Engineer & Developer com especialização em .NET com experiência nacional e internacional em desenvolvimento de sistemas desde pequenas à grandes empresas. Trabalhando com diferentes tecnologias e frameworks e linguagens de programação, como: C#, Asp.NET, Node.Js, Angular, React, HTML, CSS, JQuery, KnockoutJs, TypeScript, RESTFul, API, MongoDb, Ruby on Rails, Python Django, SQL Server, Metodologias Ágil e Scrum, TDD e entre outros. Atualmente atua como Microsoft MVP em Visual Studio and Development Technologies. Sendo assim, atuando como evangelista de novas linguagens de programação, Community Leader & Speaker do Meetup: Coders in Rio.