A jornada do jovem Padawan na Inteligência Artificial

Começar a desenvolver aplicações que utilizam IA pode parecer algo muito complicado à primeira vista. Porém, com a ajuda das tecnologias Microsoft este caminho pode ser um pouco menos árduo.

O primeiro passo recomendado é criar uma conta gratuita no Azure. Aqui neste curso do Azure Fundamentals você aprende a fazer isso passo a passo. Depois de ter a sua conta criada, o próximo passo é compreender os fundamentos da computação em nuvem e algumas das possibilidades que você alcança com elas.

Conceitos sobre escalabilidade, elasticidade, disponibilidade, agilidade, tolerância a falhas, recuperação de desastre, custos e segurança são alguns que você vai aprender aqui neste curso do Azure Fundamentals.

Bom, jovem Padawan, agora você já tem uma conta gratuita no Azure e aprendeu os conceitos básicos da computação em nuvem, podemos iniciar seu primeiro experimento com Data Science e Machine Learning.

Com o Azure Machine Learning Studio você vai aprender a criar um modelo, treinar seu modelo, pontuar e testar. Neste link você encontra uma documentação passo a passo de como realizar as tarefas acima.

Agora se você tem interesse em Machine Learning, mas sua pegada não é muito voltada a dados e sim a User Experience, podemos pensar em brincar um pouco com chatbots. Com o Azure Bot Service você aprende a fazer isso facilmente. O curso inicia com a criação de um bot web app, passa pelo Q&A, deploy com Visual Studio, conexão com uma base de dados maior e por fim um treinamento para deixá-lo mais assertivo.

Evoluindo você está, jovem Padawan.

Agora podemos começar a deixar suas aplicações mais robustas. Seja no experimento de Data Science ou no chatbot. Que tal experimentarmos uma API de classificação de imagens com o Microsoft Custom Vision Service? Dê uma olhada neste curso de 40 minutos e adquira mais esta skill para o seu desenvolvimento.

Agora, para chegar ao último nível, Padawan, recomendamos que você aprenda mais uma API. A API de reconhecimento de sentimento. Com ela você pode deixar seu chatbot muito mais assertivo e até treiná-lo para lidar com situações complexas no atendimento a clientes.

Se você chegou até aqui, deve estar se sentindo quase um mestre. Mas para se tornar um mestre agora você vai precisar desenvolver suas habilidades com scripts. Ferramentas muito úteis para isso são o Jupyter, Python e o PyTorch. Quer se arriscar neste mundo? Faça este curso e acumule mais XP no seu desenvolvimento.

Mas não se esqueça, as tecnologias estão aqui para auxiliá-lo, mas para se tornar um verdadeiro mestre na arte da IA é preciso muito estudo e dedicação, principalmente no tocante a desenvolvimento de modelos matemáticos. Bons estudos!


Autor: Microsoft Tech