Microsoft Developer Fullstack


Sabemos que para nos tornarmos profissionais cada vez melhores, precisamos estar sempre atualizados com as novas tecnologias. Sejam elas voltadas para desenvolvimento, dados, infraestrutura ou qualquer outra área relacionada ao nosso mercado.

Para isso, fizemos uma curadoria especial para ajudar a deixar você a estar cada vez mais atualizado e preparado para enfrentar novos desafios e quem sabe até mudar a direção da sua carreira.

 

Se liga na lista!

 

.NET

Se você é Dev e quer aprender ou melhorar suas habilidades em .NET confira os cursos gratuitos que temos.

 

Azure

Agora, se você gosta de Azure, se prepare, tem conteúdo de sobra! 😉

Este primeiro é um guia básico sobre cloud computing e Azure.

O Azure Fundamentals tem 12 módulos interessantes para quem está começando a desenvolver soluções na nuvem.

 

Preparando o ambiente de Desenvolvimento

Sabemos que o momento de preparar e configurar IDEs é um dos momentos mais chatos do desenvolvimento, para isso criamos esse módulo que ensina a configurar uma série de IDEs para começar a desenvolver no Azure.

Aprenda a hospedar uma aplicação com o Azure App Service. Esse módulo ensina a fazer uma primeira aplicação do zero, hospedando no App Services – com exercícios e exemplos. E se você gosta de desenvolver no Visual Studio pode dar uma olhada neste outro curso que ensina a publicar a sua aplicação direto pelo Visual Studio.

 

Infraestrutura

Neste curso você aprenderá a criar, gerenciar máquinas virtuais seguras e escaláveis. Ainda sobre máquinas virtuais, aqui você pode aprender a fazer o deploy de um site por meio de máquinas virtuais do Azure.

Agora se você gosta de linhas de comando, aqui você vai aprender a trabalhar com o Azure e o portal da Web para criar, gerenciar e controlar recursos baseados em nuvem por meio de CLI.

 

Dados

Neste curso você irá aprender sobre a evolução dos dados e sobre como o surgimento de tecnologias relacionadas a computação em nuvem estão fornecendo novas oportunidades. Além disso você aprenderá sobre as mais diversas tecnologias de plataforma de dados que estão disponíveis e como um engenheiro de dados pode aproveitar essa tecnologia para o benefício de uma organização.

Você também pode aprender a utilizar bancos de dados relacionais como o SQL Server, PostgreSQL e MySQL no Azure. Agora se você tem preferência por trabalhar com banco de dados NoSQL, pode aprender mais sobre o CosmosDB.

No mundo dos dados uma profissão que está ganhando cada vez mais espaço é a de Cientista de Dados. Neste curso você irá aprender a usar o Azure Databricks para executar técnicas de Ciência de Dados analíticas e de previsão, como análise exploratória de dados, treinamento do modelo, análise de texto e deep learning.

Ainda dentro do mundo da ciência dos dados podemos falar sobre Data Warehouse e como implementar um Data Warehouse com o SQL Warehouse do Azure.

Além do Data Warehouse, outro conceito muito comum é o Data Lake. Neste roteiro de aprendizagem, você verá como o Azure Data Lake Storage pode acelerar o processamento de soluções analíticas de Big Data e como sua configuração é fácil. Você também vai explorar como ele se encaixa nas arquiteturas comuns, bem como os diferentes métodos de upload de dados para o armazenamento de dados. Por fim, você examinará a infinidade de recursos de segurança que garantirão que seus dados estejam seguros.

Com o Azure Stream Analytics você irá aprender os conceitos de processamento de eventos e streaming de dados e como isso se aplica ao Azure Stream Analytics. Em seguida, você configurará um trabalho do Stream Analytics para transmitir dados e aprenderá a gerenciar e monitorar um trabalho em execução.

E por fim, não podemos esquecer de manter nossos dados seguros. O Azure foi projetado visando segurança e conformidade. Saiba como aproveitar os serviços internos para armazenar os dados das suas aplicações com segurança, a fim de garantir que apenas clientes e serviços autorizados tenham acesso a ele.

 

Inteligência Artificial

No âmbito da inteligência artificial (IA) temos o Azure Machine learning Studio que auxiliará você a aproveitar os modelos pré-criados ou a criar seus próprios modelos personalizados de machine learning. Saiba como criar uma conta no Azure Machine Learning Studio, desenvolver um experimento, publicar e implementá-lo para consumo como um serviço Web.

Agora, se o seu negócio é desenvolver bots, dê uma olhada nos serviços de bots do Azure. Saiba como criar um chatbot e adicionar inteligência ao Bot integrando o QnA Maker e o LUIS.

Um exercício muito divertido de se fazer com a IA é desenvolver aplicações de visão computacional. Os Serviços Cognitivos da Microsoft oferecem funcionalidades pré-desenvolvidas para habilitar a funcionalidade de pesquisa visual computacional em suas aplicações. Saiba como usar os Serviços de Visão Cognitiva para detectar rostos, marcar e classificar imagens e identificar objetos.

Mas os serviços cognitivos não se atêm apenas à visão, também temos serviços relacionados à fala. Saiba como converter fala em texto e reconhecer alto-falantes específicos em seus aplicativos, integrando os Serviços de Fala Cognitiva.

Além da fala e da visão, também temos um serviço cognitivo relacionado a linguagem. Aqui você vai aprender como usar os Serviços de Linguagem Cognitiva para analisar texto, determinar intenção, detectar temas adultos e processar entrada de linguagem natural.

 

Developer e Arquitetos

Os seguintes cursos irão ajudar você a otimizar seu tempo e lhe deixar mais confortável para se dedicar a melhorar sua solução e otimizar seu código.

Saiba como projetar e criar soluções seguras, escaláveis e de alto desempenho no Azure, examinando os princípios básicos encontrados em todas as boas arquiteturas.

Os aplicativos Web no Azure possibilitam que você publique e gerencie seu site com facilidade sem a necessidade de trabalhar com servidores, armazenamento ou ativos de rede subjacentes. Em vez disso, você pode se concentrar nos recursos de seu site e contar com a robusta plataforma do Azure para fornecer acesso seguro ao site.

Uma habilidade muito importante atualmente é saber lidar com containers. As Instâncias de Container do Azure são a maneira mais rápida e fácil de executar containers no Azure. Este roteiro de aprendizagem ensinará você a criar e gerenciar seus containers e mostrará como o ACI pode ser usado para fornecer escalabilidade elástica para o Kubernetes.

Por outro lado, um dos queridinhos dos desenvolvedores são as Azure Functions. O Azure Functions permite a criação de sistemas de computação sob demanda, que podem ser disparados por vários eventos externos. Saiba como aproveitar o Azure Functions para executar a lógica do lado do servidor e criar arquiteturas serverless.

O Azure permite que você crie aplicativos compostos por vários componentes: front-ends de site, serviços back-end e funções disparadas que executam serviços de computação sob demanda. O Azure também inclui várias estratégias de comunicação para permitir que esses diversos componentes passem dados entre si. Saiba como aproveitar esses serviços de comunicação para criar soluções escalonáveis e eficientes com base em componentes testáveis.

 

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de saber sobre mais algum curso? Deixe seu comentário.


Autor: Microsoft Tech