O Azure e você


O Azure e você 

Você muito provavelmente conhece o Azure e, ainda assim, provavelmente não conhece todas as possibilidades que ele oferece. Neste artigo vamos elencar um cenário bastante interessante para que você tenha uma visão melhor de todas as possibilidades do Azure. 

Imagine-se como o desenvolvedor de um e-commerce. Você tem uma linguagem de programação predileta para escrever o código da sua aplicação, digamos que talvez seja PHP. Além disso, pelo esquema do seu e-commerce, julgou necessário que seu banco de dados fosse NOSQL. Ah, e digamos que seu e-commerce também precisa de um alto armazenamento de dados porque seu e-commerce é basicamente um marketplace (vamos pensar grande). 

Pensando em marketplace, em algum momento você precisará escalar de forma absurda o seu e-commerce. Seja um evento sazonal como a Black Friday, ou um evento atípico e único, como o lançamento de uma propaganda em rede de televisão nacional em um horário nobre. 

Mas seu projeto ainda é um pouco mais complexo que isso. Você, como todo bom profissional de TI, quer automatizar processos, quer manter versionamentos, quer prezar pela integração dos serviços, trabalhar com microsserviços e, finalmente, quer e precisa que seu e-commerce seja seguro. 

Aqui já temos um cenário bem complexo, que pode ficar mais, mas é suficiente para o nosso propósito. Pensando neste cenário, vamos analisar como o Azure pode ajudar você a implementar sua solução. 

Linguagem de programação 

O Azure possui um serviço de aplicações que permite que você desenvolva aplicações para qualquer plataforma ou dispositivo utilizando a ferramenta de sua preferência, seja PHP, C#, Node.js ou Javascript, por exemplo. 

NOSQL 

No nosso cenário você precisou de NOSQL. Com o Azure, por meio do CosmosDB, é possível criar e dimensionar aplicações com um serviço de banco de dados multimodelo distribuído globalmente e com suporte nativo a NOSQL. 

Armazenamento de dados 

Com uma conta do Azure você tem acesso a vários produtos, dentre eles o Managed Disks. Este produto permite que você obtenha um armazenamento de disco premium protegido para Máquinas Virtuais do Azure com gerenciamento simples. Além disso, o armazenamento é feito com RLS (armazenamento com redundância local), o que garante a durabilidade e a alta disponibilidade dos dados. Estes dados podem ser replicados no mesmo data center, na mesma região ou em regiões diferentes. O que melhor atender a sua solução. 

Escalabilidade 

Pensando na nossa necessidade de escalabilidade, o Azure conta com a criação de máquinas virtuais sob demanda que são criadas em segundos. Isso garante que seu e-commerce seja capaz de receber quantos acessos forem necessários. Além disso, você pode criar máquinas virtuais Linux ou Windows, seja qual for a sua preferência. 

Mas não adianta ter escalabilidade se não há garantia de velocidade. Mas o Azure resolve isso para você. Como os dados são transferidos por meio da rede de data center Globais do Azure, a largura de banda é garantida, você não terá problemas com latência também. 

Automatização 

Estamos falando de DevOps, certo? O Azure garante a integração contínua. Por meio do Visual Studio Team Services ou Jenkins, o Azure testa sua aplicação automaticamente toda vez que você confirmar uma mudança de código.  

A entrega contínua é garantida porque o Azure trabalha com IaC (infraestrutura como serviço), assim, é garantido que sua aplicação não funcionará apenas na sua máquina, mas também no ambiente de produção. 

A implantação contínua permite que você automatize todo o processo, desde a confirmação do código até a produção. Você também consegue automatizar o provisionamento e a configuração dos ambientes. 

Segurança 

Com o Azure você consegue habilitar a conexão com apenas um clique a qualquer aplicação Web local, ou na nuvem, para obter um gerenciamento de identidades e de acesso seguro. Além disso, também é possível monitorar a segurança em cargas de trabalho locais ou na nuvem, aplicar políticas para assegurar a conformidade com os padrões de segurança, encontrar e corrigir vulnerabilidades, dentre outras possibilidades. 

Pegadinha 

O Azure faz tudo o que falamos acima e muito mais. Então, como bom profissional, você deve estar se perguntando, “Ok, e qual a pegadinha? É o preço?”. 

Bom, sentimos decepcioná-lo, mas não tem pegadinha! E se você quiser comprovar que o Azure faz tudo isso e muito mais, fique à vontade para testá-lo. O Azure possui uma conta gratuita. 

Esta conta gratuita proporciona a você 12 meses gratuitos com os principais serviços do Azure. Dentre eles, máquinas virtuais Linux ou Windows, Managed Disks, armazenamento de Blob, armazenamento de arquivos, banco de dados SQL, ComosDB e largura de banda. 

Achou pouco? Vamos surpreendê-lo mais uma vez. Os serviços acima estão disponíveis para você por 12 meses, mas existem serviços que estão sempre gratuitos. Estes são o serviço de aplicativos, funções (até 1.000.000 de solicitações por mês), serviço de contêiner, Active Directory e muito mais. 

Para saber mais sobre a nossa solução, acesse aqui. Caso queira criar sua conta gratuita do Azure, clique aqui. 


Autor: Microsoft Tech