Existe licença para nuvem?


Utilizar cloud computing (Computação em nuvem) é simples e fácil, porém muitos não sabem como “comprar” ou “licenciar” de forma correta. No caso do Microsoft Azure existem algumas formas de ter acesso ao Azure:

 

 

Estas formas de aquisição têm características específicas, e de forma resumida seriam:

 

 

O foco deste artigo é abordar as 3 formas mais comuns para empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Desta forma vamos abordar o Cartão de Crédito, Open e EA.

O modelo de Cartão de Crédito é muito similar a uma conta de consumo. Você recebe uma fatura mensal com a relação dos gastos feitos durante o período. Recomendamos este tipo de uso para clientes que pretendem gastar até U$500,00 por mês e para iniciantes ou pequenas empresas (normalmente grandes empresas não usam cartão de crédito para pagamentos e preferem receber uma fatura). Não há compromisso algum, pois a qualquer momento você pode cancelar e parar de usar o Microsoft Azure. A fatura é feitoa diretamente pela Microsoft (aparece na fatura de cartão de crédito utilizado). Para adquirir basta acessar o site do Microsoft Azure – http://www.azure.com.

O uso do Open para Azure é bem interessante. Você compra “créditos” do Azure do seu revendedor local, igual a uma compra de créditos para celular. Se você presta serviços ou possui uma empresa também pode vender estes créditos para seus clientes. É um modelo bem interessante e recomendado para a maior parte das empresas mas em especial para as pequenas e médias. Cada crédito tem compromisso minimo de U$100,00. Quem faz a fatura é o revendedor ou distribuidor Microsoft. Cada crédito adquirido tem um prazo para ser ativado e utilizado, porém a parte interessante é que o revendedor é notificado do saldo disponível do cliente, o que ajuda muito a saber se os clientes estão usando muito ou não cada crédito. Para adquirir basta acessar o PinPoint, que é a ferramenta para localizar parceiros Microsoft – https://pinpoint.microsoft.com/pt-br

O uso do Enterprise Agreement é restrito apenas para grandes empresas (normalmente são empresas que já possuem contratos do tipo EA com a Microsoft e possuem gerente de contas dedicado). Normalmente a aquisição é para valores anuais altos e possui desconto pelo volume do contrato. Como é via contrato então a empresa negocia diretamente com a Microsoft. A fatura é feita pelo Microsoft License Solution Provider (LSP). Para adquirir basta entrar em contato com seu gerente de contas da Microsoft.

Um ponto importante: quanto maior o contrato feito para uso do Azure maior será o desconto. Portanto faz sentido que grandes empresas usando Azure de forma intensiva tenham descontos maiores.

Em breve estará disponível um curso no Microsoft Virtual Academy sobre licenciamento do Azure, com mais detalhes a respeito. Confira em www.microsoftvirtualacademy.com para saber mais cursos a respeito.

 

 

 

 


Autor: Microsoft Tech