DTL – Episódio Netshoes


Com o intuito de conectar clientes corporativos da Microsoft, desenvolvedores e Startups, a Microsoft promove o Digital Transformation Lab (DTL), uma iniciativa que dura algumas semanas e envolve as áreas de negócio do cliente para a definição de desafios que serão discutidos no formato de um hackaton.

O evento tem a participação do ecossistema de startups e parceiros da Microsoft, que, em conjunto com os profissionais do cliente, co- criam protótipos funcionais alinhados aos desafios definidos na primeira etapa.

Desta vez a Startup parceira foi a Netshoes, uma das maiores startups que atuam no e-commerce da América Latina. Neste episódio, desenvolvedores e profissionais ligados ao negócio da empresa montaram times multidisciplinares e se juntaram em buscar de soluções inovadoras. Para desenvolver as soluções foram utilizadas tecnologias como inteligência artificial, serviços cognitivos, cruzamentos de dados dentre outros.

O formato do hackathon faz com que os participantes pensem de forma rápida, que trabalhem sob muita pressão, de maneira intensa, com muito foco e criatividade em busca do seu objetivo. Ao total tivemos 70 desenvolvedores participando com uma soma de 10 projeto em 48 horas de imersão digital

Soluções vencedoras

Em terceiro lugar tivemos o grupo Programmers. Eles criaram um chatbot interativo que conversa com o cliente proporcionando uma experiência personalizada de compra na Netshoes.

Em segundo lugar o grupo Keyrus desenvolveu um serviço de similaridade que analisa uma foto enviada pelo cliente e recomenda produtos semelhantes e de melhor custo benefício.

A equipe vencedora foi para a Omnilogic e Metta Innovation que, por meio de uma rede neural, associaram a uma foto de look enviada pelo cliente perfis de moda, gerando uma persona e oferecendo produtos relacionados a ela.

Quer ficar por dentro de outros episódios do DTL? Acompanhe o Microsoft Tech e fique por dentro dos próximos DTLs. Se você é desenvolvedor ou tem um startup e gostaria de ser convidado para os próximos, envie um e-mail para dtlbrasil@microsoft.com.


Autor: Microsoft Tech